Entre as soluções sustentáveis da atualidade, existem os plásticos biodegradáveis. Eles são produtos fabricados de fontes renováveis, que podem sofrer biodegradação, isto é, estão sujeitos ao processo de decomposição no meio ambiente.
Esse produto é fabricado de polímeros sintéticos ou naturais (amido, lignina, celulose, polissacarídeos e outros).
Continue lendo e descubra 4 benefícios ambientais de polímeros biodegradáveis. Veja como eles são aliados valiosos nas medidas de preservação do meio ambiente!
O que é biodegradação?
Biodegradação é um processo químico importante para as ações ambientais, pois promove a transformação do material em água, biomassa e dióxido de carbono mediante a atuação de microrganismos.
Quais são os tipos de polímeros biodegradáveis?
Já explicamos que os polímeros biodegradáveis podem ser produzidos a partir de polímeros sintéticos ou naturais:
- polímeros sintéticos: nesse grupo, destacamos os poliésteres, os quais podem ser hidrolisados para quebrar as moléculas (PBAT e PBS, por exemplo);
- polímeros naturais: acetato de celulose, CMC (carboximetilcelulose), amido (obtido de milho, mandioca, beterraba, batata-doce, cará) e outros.
Quais são as perspectivas em relação aos polímeros biodegradáveis?
Na América do Norte e na América, o uso de polímeros biodegradáveis está aumentando por causa das ações dos governos que proíbem a utilização de plásticos fabricados a partir do petróleo.
De 2023 até 2028, espera-se que o mercado de polímeros biodegradáveis aumente no Oriente Médio, na Ásia e na América do Sul, conforme o relatório da Mordor Intelligence.
De acordo com esse relatório, esse mercado vai aumentar de 0,71 milhão de toneladas em 2023 para 1,85 milhão de toneladas em 2028. A taxa de crescimento anual composta (CAGR) será de 21,10%.
Em 2023, a Europa é a região que apresenta maior participação no mercado de polímeros biodegradáveis.
Quais são os benefícios ambientais de polímeros biodegradáveis?
Vamos apresentar os principais benefícios ambientais de polímeros biodegradáveis. Confira também exemplos que ilustram esses benefícios:
1. Regeneração do solo
Considerando que a origem do polímero biodegradável é matéria-prima orgânica, a aplicação desse produto ajuda a regeneração de solos mais carentes, promovendo a recuperação de regiões destinadas ao plantio, ou seja, os polímeros biodegradáveis contribuem para uma agricultura mais sustentável.
Além disso, sendo de matéria-prima renovável, o polímero biodegradável causa o mínimo de impacto no meio ambiente, pois sua decomposição ocorre com mais rapidez.
2. Proteção para as fontes de águas
A fauna e a flora dos mares e de outras fontes de água são contaminadas com o incorreto descarte de plástico, ameaçando a diversidade dos ambientes aquáticos. O polímero biodegradável se decompõe no meio ambiente em um período máximo de 180 dias.
3. Redução de riscos à saúde
Não sendo derivado do petróleo, o polímero biodegradável diminui riscos de doenças graves, como tumores malignos e outras que podem alcançar pessoas e animais.
4. Uso de fontes renováveis
O plástico biodegradável é produzido com adição de fontes limpas. Desse modo, é possível aproveitar com mais eficiência e sustentabilidade os recursos naturais.
Assim, é possível reduzir também a emissão de gás carbônico, que acontece no processo de produção de plástico a partir do petróleo.
Mostramos alguns dos mais importantes benefícios ambientais de polímeros biodegradáveis. A tendência é que o uso do produto aumente em todo o mundo, principalmente no Brasil. Logo, é fundamental que toda a população se conscientize sobre a necessidade de adotar novas soluções sustentáveis para garantir a economia sustentável.
Continuando o tema de plásticos biodegradáveis, confira agora 5 tecnologias emergentes em polímeros biodegradáveis!